Translate

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Bolo de arroz


Mal trinquei este bolo, retornei à minha infância a lanchar nos cafés com o bolinho de arroz ocasional. Na minha opinião, tem todo o direito de ser considerado um doce português. Tudo nele é português, simples, rústico, único e delicioso, cheio de cultura e lembranças de sabores e vidas passadas.
Ainda não experimentei outra versão sem iogurte, mas acho que assim não se desfaz tanto e não fica seco, não alterando em nada o sabor característico. Admito que fiquei que surpreendida com o resultado. Às vezes as melhores coisas, são as mais simples.

Ingredientes:

3 ovos
1 iogurte natural
1 copo de iogurte de óleo
2 copos de iogurte de açúcar
1 copo de iogurte de farinha de trigo para bolos
2 copos de iogurte de farinha de arroz
1 c. sobremesa de fermento em pó

Como fazer:

Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Bater os ovos, o iogurte e o açúcar durante cerca de 5 min. De seguida, adicionar o óleo e misturar. Por último, adicionar as farinhas e o fermento, aos poucos, peneirados, batendo até envolvido. Levar ao forno numa forma untada e enfarinhada, coberto com uma camada fina de açúcar branco, cerca de 35 min.

Notas:

-Para intolerantes à lactose (como eu): basta untar a forma com um spray culinário ou uma manteiga sem lactose ou vegetal (recentemente descobri a alpro soya creme vegetal para cozinhar e adorei) e usar um iogurte de soja natural (utilizo alpro soya).

Sem comentários:

Enviar um comentário