Translate

sábado, 5 de abril de 2014

Bolo chiffon de chocolate



De que serve a cultura, senão para partilhar? Partilhar receitas, partilhar dicas, partilhar uma fatia de bolo, partilhar o amor e o carinho de um prato preparado, é disto que é feita a culinária. De família, de cheiros, de doce e de salgado, de lembranças e de novidades, de conforto. E por isso mesmo, aqui escrevo uma receita partilhada, porque quando se aprende uma receita, é nosso dever ensiná-la.
Posso dizer ainda, que este é sem dúvida alguma, o bolo de chocolate mais FOFO que já comi. Desfaz-se na boca, com apenas o nuance suficiente a chocolate. Mesmo alguém que não gostava de bolo de chocolate, comeu e aprovou ( e comeu 3 fatias, já agora!).

Ingredientes:

300g. açúcar
175g. farinha para bolos
1/2 cháv. almoçadeira de óleo
1/2 cháv. almoçadeira de água a ferver
2 c. sopa de chocolate em pó (usei 1 c. sopa de cacau orgânico em pó)
7 ovos separados
2 c. chá de fermento em pó
1 c. café de essência de baunilha

Como fazer:

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Dissolver o chocolate na água e reservar até arrefecer (coloquei um pouco no frigorífico) até atingir a temperatura ambiente.
Bater bem as gemas com o açúcar até este dissolver. Juntar o óleo, o chocolate dissolvido e a baunilha e bater até bem envolvido. Juntar a farinha peneirada, com o fermento, e bater muito bem. 
À parte, batem-se as claras em castelo e juntam-se aos poucos à massa, envolvendo com uma espátula ou colher-de-pau, até uniforme. 
Colocar a massa numa forma de chaminé grande untada e enfarinhada, e levar ao forno. Mal se coloque a forma dentro do forno, reduz-se a temperatura para 180ºC e deixa-se cozer cerca de 40 min. 
Retira-se e deixa-se arrefecer sobre o gargalo de uma garrafa, desenformando só quando frio. 

Notas:

Para intolerantes à lactose (como eu): esta receita é perfeita! Basta untar-se a forma com um spray de óleo culinário, para não utilizar manteiga


2 comentários:

  1. já experimentei esta e outras receitas cá para os meus sobrinhos gulosos e ficou tudo muitíssimo bom! parabéns pelo blogue

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada : ) Boa sorte para os cozinhados e alguma dúvida disponha.

    ResponderEliminar