Translate

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Biscoitos à la macaron



Estes biscoitos surgiram numa tentativa de reproduzir macarons. Tenho andado com o desejo de tentar uma receita destes doces franceses desde que ouvi que eram extremamente difíceis de fazer. E claro, isso desafiou-me a tentar. Agora, depois de tentar, é que percebi finalmente a complexidade de um macaron de amêndoa... Desde o tamanho do grão de amêndoa moída até ao merengue e ao incorporar e tudo mais, esta receita é uma prova de paciência e experiência. Posso agora concluir, que só com bastante prática irei, possivelmente, lá chegar. No entanto, nem tudo está perdido. Apesar de não ter conseguido o resultado estético pretendido à primeira tentativa, eles ficaram deliciosos e modificando um pouco a receita base, consegui uma receita simplificada e fácil de biscoitos fofinhos e saborosos se não ligar para a conventual estética habitualmente ligada a um macaron. O segredo é pensar em biscoitos fáceis e diferentes e não em provas de fogo da culinária francesa.

Ingredientes:

125g. de açúcar em pó
125g. de amêndoa moída
90 g. claras (40+50)
110g. açúcar refinado
compota para rechear q.b. (usei de amora)
essência de côco (ou de baunilha)

Como fazer:

Misturar o açúcar em pó, a amêndoa moída e 40g. das claras e mexer com uma colher formando uma pasta.
Numa taça à parte, colocar as restantes 50g. de claras e bater até bastante espumosas e colocar aos poucos o açúcar, batendo sempre até criar um merengue forte.
Juntar as duas misturas e a essência e mexer vigorosamente com uma colher de pau até que a mistura esteja envolvida e ao retirar a colher e formar um pico, esse pico caia e retorne à massa sozinho. Colocar a mistura num saco de pasteleiro com um bico grosso e redondo e num tabuleiro com papel vegetal, verter com o saco, pequenos discos. Deixar repousar durante 30 minutos e entretanto, pré-aquecer o forno a 170ºC. Colocar o tabuleiro no forno e deixar cozinhar entre 12 a 15 minutos, não deixando dourar. Retirar e quando já arrefecidas, descolar as bolachas do papel com as mãos. Colocar uma colher de compota no meio de duas bolachas e fechar como uma sanduíche.

Notas:

-Para intolerantes à lactose (como eu): esta receita é perfeita!
-Cuidado para não misturar demais a mistura, senão fica muito líquída.

Sem comentários:

Enviar um comentário