Translate

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pavlova de frutos vermelhos



 Simplesmente divinal! Para quem gosta de frutos vermelhos este é o cenário de perfeição para os incluir, por outro lado para quem não os aprecia pode substituir por outras frutas como polpa de maracujá ou figos frescos. Quando pronta, esta sobremesa dá vontade de ir a correr buscar o telemóvel para tirar uma foto e esperar um pouco antes de a devorar toda, de tão linda que é, lembrando talvez a rainha do reino dos suspiros. Ideal também para partilhar, pois de preferência deve-se comê-la apenas no dia de confecção.

Ingredientes:

Merengue:
8 claras de ovos separadas
2 chav. e 1/2 de açúcar
2 c. chá de vinagre ( vinho branco ou cidra)
2 c. chá de essência de baunilha
2 c. sopa de maisena (amido de milho)

Creme:
200 ml de natas
3 c. sopa de açúcar

Cobertura:
frutos vermelhos descongelados ou frescos (cerca de uma caixa das pequenas ou a quantidade que preferir) misturados com 2 colheres cheias de compota de frutos vermelhos


Como fazer:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bata as claras um pouco até ficaram bastante volumosas e espumosas mas não firmes e de seguida junte o açúcar e continue batendo até ficar uma mistura reluzente e os grãos de açúcar totalmente dissolvidos. Na altura de juntar o vinagre, a baunilha e a maisena, acrescente um de cada vez à mistura com a velocidade mínima na batedeira. Num tabuleiro raso colocar uma folha de papel vegetal a forrar e colocar a mistura às colheradas de forma a fazer um círculo com a altura de cerca de 2 ou 3 em que o centro fica ligeiramente mais baixo (para no fim poder albergar a cobertura da fruta sem derramar). Colocar no forno e logo de início baixe a temperatura para 100ºC e deixe cozer 1 hora. Não abra a porta do forno entretanto e passado o tempo de cozedura desligue o forno e deixe arrefecer o preparado no interior do forno com a porta deste entreaberta.
Quando estiver totalmente arrefecido cubra com o creme na hora de servir ( previamente batendo as natas com o açúcar até este ficar firme e o açúcar dissolvido) e de seguida coloque por cima os frutos.

Notas:

-Para intolerantes à lactose (como eu): Se preferir pode retirar o creme de natas que fica muito bom na mesma, mas facilmente se encontram natas sem lactose atualmente. Eu utilizo a marca da alpro soya de natas para bater pois acho que o sabor é o melhor e mais parecido às natas comuns.


Sem comentários:

Enviar um comentário