Não sei bem de onde vem o nome mas este é um enorme bolo branquinho óptimo para utilizar claras extras em casa. Super fofo e simples, já repeti esta receita inúmeras vezes para aproveitar claras de ovos depois de serem feitos pudins ou quindins, pois ,para além de prático, as crianças adoram para o lanche.
Ingredientes:
10 claras separadas
2 ovos inteiros
3 cháv. chá de farinha
1 cháv. sumo de limão ou laranja (pode misturar)
3 cháv. açúcar
1 cháv. óleo
2 c, chá de fermento em pó bem cheias
1 c. chá de essência de baunilha
Como fazer:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa taça grande comece por bater as claras até ficarem bastante espumosas mas não firmes. Junte o açúcar às claras com cuidado e bata bem até ficar um merengue reluzente com o açúcar totalmente dissolvido. Acrescente o óleo e o sumo indo batendo para envolver. De seguida acrescente os 2 ovos ligeiramente batidos com um garfo e bata mais um pouco. Por fim junte a farinha com o fermento peneirados aos poucos enquanto bate para envolver. Tente não mexer a farinha durante muito tempo para o bolo não resultar seco. Leve numa forma redonda grande com chaminé, untada e enfarinhada, ao forno cerca de 30 min. ou até o palito sair completamente seco.
Notas:
-Para intolerantes à lactose (como eu): Este bolo é bom porque não leva nenhum lacticínio na mistura e se for apenas um pouco intolerante pode usar uma manteiga normal para untar a forma, caso contrário utilize uma manteiga sem lactose.
-O bolo fica óptimo servido com morangos e natas batidas.
-A mistura inicial das claras com o açúcar tem de ser muito bem batida.
Sem comentários:
Enviar um comentário