Translate

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Cheesecake de frutos vermelhos



O nome engana um pouco, pois eu peguei num nome de uma receita tradicional americana e mudei ligeiramente (ou muito até), pelo que nem leva "cheese", nem tão pouco vai ao forno pela parte de ser um "cake". Na verdade, este é o semifrio mais popular cá em casa, estando sendo presente em qualquer que seja a ocasião, delicioso de verão a inverno.


Ingredientes:

300 gr de bolacha maria
87 gr de manteiga derretida
4 dl de natas
150 gr de açúcar
2 iogurtes naturais
3/4 de um frasco de compota de frutos vermelhos ou à preferência (prefiro a de mirtilos)

Como fazer:

Para fazer a base, na máquina 1 2 3 ou no robot de cozinha, processar a bolacha até estar toda em migalhas (pode colocar num saco de plástico fechado ou dentro de um pano dobrado e com cuidado bater com uma colher de pau ou rolo da massa até esmagar tudo) e depois colocar numa taça e juntar a manteiga derretida. Com uma colher de pau ou com as mãos misturar bem até as migalhas estarem todas cobertas com a manteiga. De seguida colocar esta mistura numa tarteira e prensar bem com os dedos e nós das mãos mas com cuidado, assegurando-se que fica o mais compacta possível e levar a tarteira ao congelador enquanto se faz a próxima camada.
Bater as natas com o açúcar até este se dissolver e as natas ficarem um pouco firmes. Seguidamente juntar os iogurtes e misturar.
Colocar o preparado na base de bolacha e levar de novo ao congelador no mínimo 5 horas (de preferência durante a noite). Na hora de servir, colocar a compota por cima do recheio já congelado e espalhar para fazer uma camada fina.

Notas:

-Para intolerantes à lactose (como eu): Esta receita é um pouco trabalhosa no sentido de ter de encontrar muitos ingredientes 0% lactose, mas eu compro com antecedência e guardo no frigorífico quando tenho em vista uma ocasião para a fazer. Sendo assim, aconselho a utilizar manteiga lactose free, que agora já se encontra mais facilmente nos grandes supermecados, iogurtes naturais da mimosa 0% lactose, e natas para bater da alpro soya, pois acho que são as que têem o melhor sabor, e ainda bolachas maria de soja que se encontram facilmente como um produto alternativo da marca original.

-Inicialmente nesta receita, colocava 8 folhas de gelatina transparente para ter uma textura mais firme e segura mesmo após um tempo fora do congelador e fazia assim : coloca-se primeiro as folhas em água fria 5 minutos e de seguida derrete-se em banho maria, sem deixar ferver adicionando à mistura das natas com cuidado e mexendo sempre. Deixei de as colocar devido aos problemas que obtinha em termos das diferentes temperaturas das natas e da gelatina que acabava com fios de gelatina dura no meio do creme sem se dissolver, e mesmo assim o resultado é muito bom sem elas. A única desvantagem é não poder estar muito tempo fora do congelador sem derreter.

-A sobremesa fica óptima com frutos vermelhos congelados espalhados sobre a compota no topo.

-Ao colocar a bolacha na tarteira,se cobrir apenas o fundo e não os lados, depois as fatias saem mais facilmente sem desfazer a base toda.

2 comentários:

  1. Delicioso só de olhar pra imagem já faz agua na boca....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais tarde colocarei fotografias com melhor qualidade das sobremesas.

      Eliminar