Translate

sábado, 17 de agosto de 2013

Tarte de limão merengada





Há muito tempo que andava para experimentar esta receita. Confesso que os programas culinárias americanos têm sido uma fonte de inspiração para mim, principalmente na pastelaria, desde as centenárias e tradicionais doçarias às modernas aparições. Atraem-me as receitas carregadas de história e usadas por várias gerações, e apesar de fazer sempre algumas alterações nas que encontro, não pude deixar de partir de uma receita que encontrei dada pelo nome de "tarte de limão merengada da Avó". De facto, a maior prova de sabor à qual se pode incutir uma iguaria é o tempo.

Ingredientes:

Para a base:
170 g de bolacha Maria ou digestivas
70 g de manteiga derretida
1 c. sopa de mel
1 c. sopa de farinha

Para o creme:
1 cháv. de açúcar
2 c. sopa de farinha sem fermento 
3 c. sopa de maisena (amido de milho)
1 pitada de sal 
1 cháv. e 1/2 de água
2 limões (sumo de raspa)
2 c. sopa de manteiga 
4 gemas separadas

Para o merengue:
6 c. sopa de açúcar
4 claras separadas

Como fazer:

Pré-aquecer o forno a 175ºC.
Para fazer a base, triturar as bolachas usando o 123 ou batendo-as dentro de um saco ou pano até ficarem em migalhas. Numa taça juntar as bolachas, a manteiga derretida, o mel e a farinha e mexer, incorporando. Colocar esta mistura numa tarteira e calcar bem para fazer uma base compacta e levar ao forno até dourar um pouco, cerca de 10 minutos. Retirar e deixar arrefecer.
De seguida, para fazer o creme, misturar num tacho pequeno, a chávena de açúcar, a farinha, a maizena e o sal. Juntar a água, o sumo e a raspa dos limões e misturar. Levar este ao fogão em lume baixo-médio mexendo sempre até ferver e desligar. Nesta altura juntar a manteiga e deixar derreter, mexendo. Separadamente  numa taça colocar as gemas e bater ligeiramente. Retirar cerca de 1/2 chávena da mistura quente de açúcar e juntar em fio às gemas batendo sempre e assim que misturada devolver ao tacho juntamente com a restante mistura de açúcar. Continuar a mexer enquanto volta a ferver até que engrosse um pouco. Remover do lume e após deixar arrefecer um pouco, verter sobre a base na tarteira e deixar à temperatura ambiente.
Para o merengue, bater as claras até estarem bastante espumosas mas não firmes e juntar o açúcar nessa fase, continuando batendo até o açúcar estar totalmente dissolvido e o merengue firme e brilhante. Colocar o merengue sobre o creme alisando os bordas e picos formados.
Por fim, levar a tarte ao forno cerca de 10 min. até o merengue estar levemente dourado.

Notas:

-Para intolerantes à lactose (como eu): o ingrediente que necessita de ser substituído nesta receita é unicamente a manteiga e neste caso eu prefiro a marca MinusL e asseguro que não notará diferença de sabor.

-A tarte consome-se melhor se estiver um pouco no frigorifico a refrigerar, após arrefecida do forno (cerca de 30-60 min. pelo menos) pois o creme de limão fica um pouco enjoativo quente ou à temperatura ambiente, mas tenha cuidado para não criar gotas à superfície do merengue devido à humidade por estar muito tempo no frigorífico.

-Use ovos L ou XL de preferência.





Sem comentários:

Enviar um comentário