Translate

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pastéis de massa tenra



E porque a vida não é só doce. Quando apetece algo salgado ou simplesmente pôr as mãos na massa para um petisco ou lanche elaborado, procuramos as receitas ideais. Eu fiz esta experiência após alguma pesquisa, e invenção até, e o resultado foi aprovado por todos. Claro que esta é uma daquelas receitas que acredito que melhorará por cada vez que a repita e ganhe a técnica, que só se aprende com a prática, mas mesmo assim encontrei uma maneira fácil de os fazer à primeira.

Ingredientes:

Para a massa:
350 g. de farinha do tipo 55
2 c. sopa de banha de porco
1 c. sopa de azeite
200 ml de água tépida
1 c. sobremesa de sal fino
1 c. café de pimenta moída

Para o recheio:
400 g. de carne picada
1 tomate pequeno picado
2 c. sopa de polpa de tomate
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
azeite q.b.
óleo q.b.
3 ou 4 azeitonas verdes descaroçadas e picadas
1 pacotinho de bacon às tiras
sal e pimenta q.b.
1 c. sobremesa de óregãos
1 c. sobremesa de tomilho

Como fazer:

Para a massa:
Juntar os ingredientes todos numa taça e mexa com a colher de pau ate fazer uma bola. Transferir para uma bancada enfarinhada e amassar um pouco até tudo ficar coeso e misturado. Fazer uma bola e colocar numa taça enfarinhada tapada com um pano a repousar no mínimo 1 hora.

Para o recheio:
Levar a lume médio um tacho e cobrir o fundo com partes iguais de azeite e óleo e colocar a cebola com uma pitada de sal até amolecer. De seguida adicionar o alho e o bacon até cozinhar um pouco. Juntar a carne e temperar com sal, pimenta, óregãos e tomilho, juntando o tomate cortado e a polpa, deixando cozinhar e mexendo ocasionalmente. Quando a carne estiver cozinhada, juntar as azeitonas e deixar a arrefecer completamente.

Para fazer os pastéis:
Numa superfície bastante enfarinhada colocar uma parte da massa e estender com o rolo da massa até a uma espessura mais ou menos fina. Com uma faca afiada ou um cortador de pizza cortar rectângulos da massa e em cada um colocar uma colher do recheio numa das suas metades, deixando espaço para as bordas. Dobrar a metade vazia de cada quadrado e fechar levemente com os dedos. De seguida passar um garfo por farinha e pressionar os dentes nas bordas de forma a os selar bem para o recheio não sair. Colocar num prato bem enfarinhado e polvilhar com mais farinha por cima. Por fim, levar uma fritadeira com óleo a lume médio e fritar os pastéis, com cuidado para não os sobrepor.

Notas:
-Para intolerantes à lactose (como eu): posso dizer com felicidade que posso confeccionar esta receita e saboreá-la sem me ter de preocupar com a lactose ou substituições de ingredientes, no entanto o bacon embalado contém uma mínima quantidade de lactose que eu suporto mas quem não o fizer, pode simplesmente eliminá-lo da receita.
-Na construção dos pastéis existem 2 pontos a focar :

  1. A superfície tem que estar bem enfarinhada, com cuidado também para movimentar a massa de sítio, ao longo do processo para não acabar com um pastel perfeitamente construído colado à mesa.
  2. A espessura da massa esticada, à falta de um termo mais técnico, descrevo como: o fina o suficiente para ficar um pastel estaladiço depois de frito e grossa o suficiente para se poder pegar na massa estendida, confiantemente sem a rasgar.

Sem comentários:

Enviar um comentário