Translate

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pão-de-ló de Alfeizerão



Foi surpreendente o quão depressa este docinho desapareceu depois de posto na mesa. Ainda por cima, feito com ovos caseiros o miolo ficou de um amarelinho tão brilhante que nunca tinha visto num bolo. Por isso, e em honra dos doces regionais de Portugal, aconselho todos a fazerem este doce tão fácil e delicioso.

Ingredientes:

3 ovos inteiros + 9 gemas separadas
150 g. açúcar
75 g. farinha para bolos

Como fazer:

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Bater os ovos inteiros com o açúcar até este se dissolver bem e ficar um creme fofo. Juntar as gemas e bater cerca de 10 minutos até crescer bastante e ficar um creme aveludado e esbranquiçado. Adicionar a farinha peneirada e envolver com uma colher de pau com cuidado até ficar sem grumos.
Forrar um forma redonda pequena e sem buraco com uma folha grande de papel vegetal e verter a massa. Levar ao forno cerca de 25 min.

Notas:

-Para intolerantes à lactose (como eu): este bolo é perfeito!
-Para verificar se está cozido o teste do palito não funciona muito bem porque é um bolo húmido e o bolo incha um pouco no forno.
Eu pretendia o pão-de-ló húmido mas sem estar líquido no centro. Nesse caso, para verificar se está pronto é só abanar um pouco a forma e se estiver cru, a massa abana como uma gelatina e consegue-se ver que está líquida sob a crosta. Por isso quando estava pronta ao abanar a forma, a massa parecia compacta o suficiente.
-Se a crosta atingir o tom dourado pretendido antes do pão-de-ló estar pronto, cubra com uma folha de alumínio.


Sem comentários:

Enviar um comentário